ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Villa Romana de S. Cucufate

Villa Romana de Torre de Palma

Templo romano de Évora

Castelo da Amieira do Tejo

Viola Campaniça

 

cavalo pintado

Villa Romana de S. Cucufate

Sé de Évora

Castelo da Amieira do Tejo

Bonecos de São Bento do Cortiço

Sé de Évora

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castelo de Santiago do Cacém

Castelo de Viana do Alentejo

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Miróbriga

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Jangada de São Torpes

Castelo de Belver

Gruta do escoural

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Évoramonte

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Arraiolos

Castelo de Evoramonte

Sé de Évora

Miróbriga

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo de Viana do Alentejo

Castro da Cola (Ourique)

Brincas de Évora

Destaques
Imprimir documento


Palestra "Da ermida para o museu: história de uma pintura" - 23 de setembro
30-08-2017
Palestra "Da ermida para o museu: história de uma pintura" - 23 de setembro

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2017, dia 23 de setembro, às16h30, terá lugar no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Museu de Évora) a palestra subordinada ao tema "Da ermida para o museu: a história de uma pintura".

A história de um objeto religioso está profundamente ligada à vivência do seu edifício de origem, à sua forma de utilização e ao valor cultual que lhe é atribuído. Partindo da pintura «Lamentação sobre Cristo deposto da Cruz», proveniente da ermida de São Brás, será apresentada uma reflexão sobre a importância da envolvente arquitetónica e territorial do edifício de origem para a compreensão do contexto imaterial da pintura e da musealização como via para a sua salvaguarda material.

 
O projeto de investigação aborda a problemática da salvaguarda de conjuntos retabulares integrados em ermidas e decorre no âmbito do Doutoramento em Belas-Artes, com especialização na área de Ciências da Arte, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A investigação conta com a orientação do Professor Fernando António Baptista Pereira, do Professor António Candeias e da Professora Alice Nogueira Alves e tem como centros de acolhimento o CIEBA e o Laboratório HERCULES. Este projeto enquadra-se no Programa Doutoral HERITAS -  Estudos de Património (PD/00297/2013) e é financiado pela FCT -  Fundação para a Ciência e para a Tecnologia (PD/BD/135144/2017).

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

João Cutileiro - A PEDRA NÃO ESPERA - Maquetas e escultura para o espaço urbano



EMAGENDA

<julho de 2018>
domsegterquaquisexsáb
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se