ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo da Amieira do Tejo

Brincas de Évora

Miróbriga

Sé de Évora

Sé de Évora

Gruta do escoural

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Villa Romana de Torre de Palma

cavalo pintado

Miróbriga

 

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo da Amieira do Tejo

Viola Campaniça

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castelo de Santiago do Cacém

Castelo de Viana do Alentejo

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Jangada de São Torpes

Villa Romana de S. Cucufate

Bonecos de São Bento do Cortiço

Castelo de Belver

Évoramonte

Sé de Évora

Templo romano de Évora

Castelo de Arraiolos

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Evoramonte

Castro da Cola (Ourique)

Villa Romana de S. Cucufate

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Destaques
Imprimir documento


Évora: Igreja de Santo Antão recebe obras de conservação
06-11-2017
Évora: Igreja de Santo Antão recebe obras de conservação

Encontra-se em curso na Igreja de Santo Antão, em Évora, uma empreitada de obras públicas que teve início no passado mês de setembro e cuja conclusão está prevista para dezembro de 2017. Os trabalhos de conservação constam, essencialmente, de reparação de rebocos exteriores, limpeza e restauro de material pétreo (granito), limpeza e reparação de coberturas em telha, correção e reparação de claraboias em vidro, tratamento com óleo protetor de portas em madeira e pintura exterior de paramentos.

A intervenção é promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santo Antão  (dono de obra), enquanto o projeto, fiscalização, coordenação de segurança e todo o acompanhamento técnico e administrativo da candidatura foram assegurados pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).
Esta parceria concretizou-se através de protocolo assinado entre ambas as entidades, sendo a obra financiada a 75% por fundos comunitários: Alentejo 2020, programa "Património Natural e Cultural - ALT20-08-2114-FEDER- 000039". 

O avançado estado de degradação que a igreja apresentava, assim como os problemas de infiltrações interiores levaram a que a DRCAlentejo e a Paróquia unissem esforços e preparassem a intervenção que se encontra em curso no monumento, ex-libris da cidade da Évora, que há mais de quinze anos não conhecia obras de manutenção, quer nas coberturas quer nas fachadas exteriores. 

No decurso dos trabalhos de limpeza, apareceram sob as camadas mais recentes de caiação em cor branca e ocre, altos - relevos  -  stuccos  -  e outras cores correspondentes a caiações anteriores e contemporâneas da construção da igreja (imagens 1 e 2). Estes vestígios foram caiados em branco e ocre a partir de 1937, com a imposição do Regulamento da Construção Urbana para cidade de Évora, numa altura em que  se pretendia uniformizar a cidade e se julgava serem essas as cores tradicionais.
Ciente da existência de outras cores e trabalhos em massa a DRCAlentejo, em 2016, solicitou ao Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, a respetiva análise de rebocos exteriores confirmando-se haver camadas de caiação em cor cinzenta, correspondente à adição de carvão moído, à cal branca.  
Face à importância destes factos, a DRCAlentejo, a paróquia e o adjudicatário dos trabalhos - YÁBURA, Reabilitação e Construção Ld.ª - decidiram restaurar os trabalhos de stucco coloridos no tímpano do frontão da fachada e recuperar as cores originais,  conforme os vestígios encontrados.

Com esta intervenção pretende-se devolver o programa cromático e decorativo da igreja assim como, contribuir para a sua conservação futura.    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Imagem 1                                                       Imagem 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

"Cantão e a Rota Marítima da Seda" no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo



EMAGENDA

<novembro de 2017>
domsegterquaquisexsáb
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se