
O Templo Romano de Évora é o tema da jornada de apresentação dos trabalhos de conservação e de investigação realizados no Monumento, em 2017, bem como da respetiva publicação científica monográfica, que se realizará no próximo dia 26 de junho, a partir das 9h30, em Évora, no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida. A sessão contará com a presença de Sua Exª. O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
Na sequência dos trabalhos de conservação e estudo do Templo Romano de Évora, realizados em 2017, e da publicação, nesse mesmo ano, da obra Der Römische Tempel in Évora (Portugal) de Theodor Hauschild e Felix Teichner, com os resultados dos trabalhos arqueológicos que o Instituto Arqueológico Alemão (DAI - Deutsches Archäeologisches Institut) aí desenvolveu nos anos 90, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com a colaboração de instituições que decidiram associar-se ao evento, organiza uma jornada de divulgação/apresentação dos resultados da intervenção urgente de conservação do Monumento e a publicação deste importante volume sobre ele produzido.
Depois dos trabalhos que, no século XIX, deram ao templo a imagem a que nos habituámos e que se tornou icónica da cidade e País, representando um dos monumentos de época imperial romana mais bem conservados em Portugal e em toda a Península Ibérica, os trabalhos aí realizados, no final de 2017, foram os mais relevantes desde então coincidindo, nesse mesmo ano, a publicação da mais desenvolvida obra alguma vez publicada sobre o Monumento e a praça em que se integrava quando foi construído, o forum de Ebora Liberalitas Iulia.
Assim, para assinalar este tão importante marco na história recente do Monumento, a Direção Regional de Cultura do Alentejo decidiu organizar esta jornada para dar público conhecimento do trabalho realizado.