ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Gruta do escoural

Castelo de Belver

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Villa Romana de Torre de Palma

Brincas de Évora

cavalo pintado

Miróbriga

Castelo da Amieira do Tejo

Sé de Évora

Villa Romana de S. Cucufate

Villa Romana de S. Cucufate

Castro da Cola (Ourique)

Viola Campaniça

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo da Amieira do Tejo

Évoramonte

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo de Evoramonte

Sé de Évora

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Arraiolos

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Villa Romana de Torre de Palma

Bonecos de São Bento do Cortiço

Templo romano de Évora

Jangada de São Torpes

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo de Santiago do Cacém

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Miróbriga

Sé de Évora

 

Destaques
Imprimir documento


'House of Mandela Art' - Exposição patente em Évoramonte, até dia 2 de junho
30-04-2019


Promovida pela Junta de Freguesia de Évoramonte em parceria com a Fundação House of Mandela Art, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, esta exposição pode ser visitada em cinco locais de Évoramonte, onde se encontram 36 obras de Nelson Mandela, que pela primeira vez são apresentadas em Portugal.


Constituída por duas séries de desenhos e pinturas - Luta e Ilha de Robben -  onde Nelson Mandela esteve inicialmente preso, os trabalhos podem ser vistos na Torre/Paço do Castelo de Evoramonte, na Galeria de arte Silveirinha, no primeiro piso dos antigos Paços do Concelho, na loja de artesanato Celeiro Comum, nas instalações da empresa de animação turística e cultural Andar a Monte e no alojamento local The Place - Evoramonte.

Na Torre/Paço estarão expostas as suas primeiras obras, a Série Luta Struggle Series, constituída por cinco desenhos que sintetizam a história da sua vida: o Punho Cerrado, representando os anos de luta, a Prisão - as mãos atadas numa evocação do encarceramento durante 27 anos, a Liberdade - o partir os grilhões, a Unidade - numa alusão à união  da sua nação e continente, estendendo o gesto de amizade a todo o mundo; e a Mão - a sua mão estendida na direção da mão de uma criança, refletindo a sua crença nos mais jovens.

"Posso transmitir tanta coisa com estes simples desenhos à base de linhas. Por que é que escreveria outro livro, quando posso contar histórias nos meus desenhos?", escreveu em 2001 Nelson Mandela (1918-2013) quando se começou a dedicar ao desenho e à pintura.

É precisamente isso que faz nas obras da exposição House of Mandela Art que ocupa cinco locais da aldeia alentejana de Évoramonte, mostrando pela primeira vez em Portugal 36 obras do carismático líder sul-africano que em 1993, após 27 anos de vida na prisão, foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz.

Aos fins de semana a exposição será complementada pela presença de artistas portugueses que, ao vivo, na Torre/Paço do castelo, vão desenvolver as suas criações tendo por base a série Luta. Estas gravuras serão assinadas pelos próprios e colocadas à venda no site da Nelson Mandela Art, sendo as receitas partilhadas entre o artista e a Nelson Mandela Art Charity.

Na Galeria de arte Silveirinha, no primeiro piso dos antigos Paços do Concelho, na loja de artesanato Celeiro Comum, nas instalações da empresa de animação turística e cultural Andar a Monte e no alojamento local The Place - Evoramonte poderá ser vista a série Ilha de Robben.

Em 2002, Nelson Mandela criou uma série de gravuras que evocam o tempo que passou em Robben Island, onde regressou para melhor capturar a sua essência, o que fez através do seu estilo singular, usando cores garridas, numa série de trabalhos intitulados a A cela, A janela, A igreja, O farol e O porto.

Nelson Mandela escreveu também sobre a motivação subjacente a estas obras.

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Música nas Igrejas - Ciclo de Concertos de Órgão da Igreja de S. Francisco



EMAGENDA

<julho de 2019>
domsegterquaquisexsáb
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se