ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Miróbriga

Castelo de Belver

Castelo de Arraiolos

cavalo pintado

Jangada de São Torpes

Castelo de Viana do Alentejo

Miróbriga

Viola Campaniça

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Sé de Évora

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Sé de Évora

Castelo de Evoramonte

Castelo de Santiago do Cacém

Gruta do escoural

Castro da Cola (Ourique)

Castelo da Amieira do Tejo

Bonecos de São Bento do Cortiço

Villa Romana de Torre de Palma

Templo romano de Évora

Brincas de Évora

Évoramonte

Villa Romana de S. Cucufate

Sé de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

 

Villa Romana de S. Cucufate

Villa Romana de Torre de Palma

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Destaques
Imprimir documento


FIKE 2019 - 10 a 15 de setembro, Évora
FIKE 2019 - 10 a 15 de setembro, Évora

 A 16:ª edição do FIKE recebeu 3 centenas de filmes a concurso, de todos os pontos do mundo, cinema independente e de autor, nas categorias de ficção, documentário e animação, mas só 40 curtas metragens foram apuradas para a selecção oficial em competição.
Durante 5 dias são exibidos filmes curtos que, na opinião dos programadores, retratam um questionamento social que atravessa o mundo, com muitos filmes a fazerem o reconhecimento da africanidade do mundo, mostrando realidades e ficções de territórios tão diversos como a Colômbia ou a Austrália, com o cinema a fazer primeiro que a Europa a descolonização do mundo pela arte. Também podem ser vistas muitas ficções, animações e documentários em Português, uma oportunidade para ver filmes premiados em festivais pela Europa e filmes em estreia absoluta para o público.  

A par da competição, o programa paralelo do FIKE, estreia-se numa nova sala, a Igreja de São Vicente com o programa Conversa com os realizadores, sempre às 18h- No dia 11 o filme Da terra ao céu, um filme da PédeXumbo, Pedro Grenha e Rui Cacilhas, um filme sobre cultura e tradição oral no Alentejo, 12 de Setembro o filme Viver de Rui Fernandes e Hugo Miguel Coelho, que resultou de um processo de trabalho junto da APPACDM de Évora com a participação na música pelo Dj Sims, dia 13 é exibido o filme UMA, um filme de Carlos Gomes, Fran López Reyes, uma história, um documentário sobre 43 km corridos na areia da praia ao longo do Oceano Atlântico. A finalizar a programação na Igreja de São Vicente, dia 13 às 23h30 acontece o Cine Concerto do Charlie Mancini com música para filmes clássicos do cinema mudo.

Ainda no programa do festival de cinema na rua pode assistir ao activismo de guerrilha visual por Paredes em Carne Viva de José Coimbra e Tiago Guimarães, Os Prefixos da Ética dia 10 às 23h30 ao vivo junto ao Mercado Municipal e dia 13 às 21h no CUBO, uma sala de projecção para filmes em mostra do Programa da Comissão Europeia em Portugal EU&ME, sobre a liberdade e igualdade de oportunidades na União Europeia e para a mostra de filmes da formação em cinema Documentário DocNomads filmados e realizados em Évora no último inverno.
A finalizar o festival o concerto e performance Visual ?Xesy, com Luís Luz e Filipe Rebelo, às 23:30 do dia 14, antecipam o anúncio dos vencedores do FIKE no dia 15.
 
O FIKE é uma organização da SOIR Joaquim António d?Aguiar e da Câmara Municipal de Évora com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da CIMAC e um projecto em desenvolvimento no programa europeu CHEBEC. Acontece entre 10 e 15 de Setembro, na Praça 1 de Maio, no Mercado Municipal, em Évora, de entrada livre, das 18h00 às 24h00.


Sobre FIKE

https://www.facebook.com/festivalfike/

http://www.cm-evora.pt/pt/agendacultural/Paginas/FIKE-2019.aspx
 
Para mais informações contacte p.f.:

festivalfike@gmail.com  

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Música nas Igrejas - Ciclo de Concertos de Órgão da Igreja de S. Francisco



EMAGENDA

<outubro de 2019>
domsegterquaquisexsáb
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se