ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo da Amieira do Tejo

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Templo romano de Évora

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo de Evoramonte

Villa Romana de Torre de Palma

Bonecos de São Bento do Cortiço

Miróbriga

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo de Arraiolos

cavalo pintado

Sé de Évora

Brincas de Évora

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Gruta do escoural

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Sé de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Castelo da Amieira do Tejo

Viola Campaniça

Évoramonte

Villa Romana de S. Cucufate

 

Castelo de Belver

Miróbriga

Castelo de Viana do Alentejo

Jangada de São Torpes

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Castro da Cola (Ourique)

Castelo de Santiago do Cacém

Estamos ON | Site culturacovid19

Villa Romana de Torre de Palma

Sé de Évora

Destaques
Imprimir documento


18 de maio: DRCAlentejo reabre equipamentos culturais, Monumentos e Sítios
15-05-2020
18 de maio: DRCAlentejo reabre equipamentos culturais, Monumentos e Sítios

No próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) reabre ao público equipamentos culturais, Monumentos e Sítios Arqueológicos que lhe estão afetos, em muitos casos em colaboração com vários Municípios da Região.

Para que se promovam as condições de saúde e de segurança necessárias, a DRCAlentejo criou uma linha gráfica de sinalética STOP COVID, a instalar nos equipamentos culturais sob a sua tutela, com as regras que decorrem das normas do Plano de Contingência que definiu, em conformidade com as indicações da DGS e da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e com as recomendações do ICOM e do ICOMOS (organismos internacionais consultores da UNESCO para os Museus e para os Monumentos e Sítios, respetivamente). Criou também o Manual de Boas Práticas para Reabertura de Museus, Palácios, Monumentos, Sítios Arqueológicos e Outros Espaços de Natureza Cultural na Região Alentejo, que pode ser consultado AQUI.


Assim, a partir de dia 18 de maio, entre os equipamentos que vão reabrir encontram-se o Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor, a Casa de Burgos, a Igreja do Salvador, os castelos de Amieira do Tejo, Elvas e Viana do Alentejo, os Sítios Arqueológicos de S. Cucufate, Miróbriga e Torre de Palma, as igrejas de S. Francisco (Portalegre) e do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a Sé de Évora e a Torre do Castelo de Evoramonte. Mais informação sobre horários e outras atualizações será atualizada na página da Direção Regional de Cultura.

A linha gráfica de sinalética criada, STOP COVID, incide na obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso ou permanência nos equipamentos culturais em questão, bem como na necessidade de se manter o distanciamento social recomendado, de 2 metros.

Neste Dia Internacional dos Museus, sob o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão" a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o Presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e a Presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, visitarão simbolicamente o Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor, assinalando a sua reabertura em pleno, sem alteração de horário ou restrições de áreas visitáveis?, neste que é o primeiro Dia Internacional dos Museus em que o Museu de Beja está integrado na DRCAlentejo.

A Direção Regional de Cultura e o Município de Beja comemoram este dia com a assinatura, pelas 15h00 nas instalações do Museu, do Protocolo de Colaboração relativo ao Museu de Beja e a outros equipamentos culturais da cidade e que permitirá, com a importante colaboração da Associação Portas do Território e o financiamento através da CIMBAL/Alentejo 2020, lançar em breve o concurso para as tão necessárias obras de conservação e recuperação deste importante Museu Regional.

 

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Estamos ON | Site culturacovid19



EMAGENDA

<novembro de 2020>
domsegterquaquisexsáb
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se