ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Arraiolos

Castro da Cola (Ourique)

Sé de Évora

Miróbriga

Villa Romana de Torre de Palma

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo de Belver

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Templo romano de Évora

Brincas de Évora

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo da Amieira do Tejo

Gruta do escoural

Sé de Évora

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Jangada de São Torpes

Castelo de Evoramonte

Castelo de Viana do Alentejo

Sé de Évora

Villa Romana de S. Cucufate

 

Viola Campaniça

Bonecos de São Bento do Cortiço

Villa Romana de S. Cucufate

Miróbriga

Évoramonte

cavalo pintado

Castelo de Viana do Alentejo

Estamos ON | Site culturacovid19

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo de Santiago do Cacém

Destaques
Imprimir documento


DRCAlentejo integra parceria vencedora de prémio europeu
23/06/2020
DRCAlentejo integra parceria vencedora de prémio europeu

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) integra, com o CEAACP da Universidade de Coimbra, parceria vencedora da competição internacional Copernicus Hackathon Cork sobre tecnologias de deteção remota, via satélite, aplicadas à salvaguarda do património cultural e natural.

A parceria, de que a Direção Regional de Cultura do Alentejo faz parte, é vencedora do prémio europeu para projetos sobre património natural e cultural - competição internacional Copernicus Hackathon Cork, com um projeto que incide numa solução de monitorização de eventos que podem colocar em risco o património a partir de dados de satélite acessíveis de modo gratuito.

O projeto foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra, em parceria com a startup Theia, tecnológica incubada no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra e com instituições de tutela do Património Cultural, nomeadamente a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A iniciativa, organizada em Cork, na Irlanda, decorreu online entre os passados dias 9 e 13 de junho. O desafio lançado aos participantes, que tinham de se constituir em equipas até quatro pessoas, consistiu em desenvolver soluções para ajudar a gerir, salvaguardar e monitorizar o património natural e cultural com recurso a dados de satélite dos programas Copernicus e Galileo.

A equipa deste projeto, que integrava Ricardo Cabral, Martino Correia, Steffan Davies e Tiago Cordeiro, apresentou a plataforma ARCHER - Heritage Surveillance and Monitoring, uma solução de monitorização de riscos múltiplos, que usa "dados de satélite, atualizados semanalmente, para deteção da ação de eventos que poderão pôr em risco o património, como por exemplo, o abatimento dos solos, deslizamentos, erosão eólica e hídrica, inundações costeiras e fluviais, bem como atividades de natureza antrópica".
Acreditamos que, face às previsões atuais da evolução das alterações climáticas, as ferramentas da plataforma ARCHER serão indispensáveis para monitorizar e proteger o património com a maior eficácia possível.

Neste momento, a plataforma ARCHER está a completar o ciclo de testes de demonstração, tendo já sido desenvolvidos projetos-piloto com as direções regionais de Cultura do Alentejo e do Algarve, nomeadamente o projeto SENSEOS de avaliação do risco de avanço de trabalhos agrícolas para áreas arqueológicas.

É ainda de salientar a grande importância da vitória alcançada nesta competição, constituindo o reconhecimento internacional do esforço investido pela equipa numa tecnologia inovadora que pretende contribuir para a proteção do património.

O Copernicus é o Programa Europeu para a Observação da Terra, coordenado e gerido pela Comissão Europeia e pela Agência Espacial Europeia.

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Estamos ON | Site culturacovid19



EMAGENDA

<julho de 2020>
domsegterquaquisexsáb
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se