
Construir com Imagens: fotogenias da arquitetura é o nome da exposição patente na Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), R. de Burgos, 5, em Évora, que se prolongará até dia 5 de março de 2021.
Entre 1933 e 1974, a construção da imagem de Portugal foi sendo concretizada através de fotografias editadas que constituíram o ensaio fotográfico da designada Política do Espirito. Essa narrativa visual, publicada em múltiplos suportes (jornais, revistas, guias, livros, catálogos, folhetos?) foi realizada através do trabalho desenvolvido por um coletivo de caçadores e editores de imagens. A exposição, para a qual foi selecionado um conjunto de publicações que exibe nas suas páginas a fotogenia da arquitetura, assumindo-a como campo discursivo da meta-imagem de Portugal, procura revelar a politização e a estetização das imagens fotográficas.
No âmbito da mostra, dia 26 de novembro do corrente ano, às 18h30, haverá uma conferência online, via Zoom, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/4633901803, subordinada ao tema Arquiteturas Impressas: revistas e outros suportes, que terá como oradora a Professora Paula André, coordenadora da exposição.
As iniciativas realizam-se numa articulação entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora - Prof. Sofia Aleixo e o ISCTE - Prof. Paula André.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, cumprindo-se as recomendações de segurança da DGS.