ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Miróbriga

Templo romano de Évora

Castelo da Amieira do Tejo

 

Sé de Évora

Sé de Évora

Castelo de Evoramonte

Castro da Cola (Ourique)

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Belver

Villa Romana de S. Cucufate

Villa Romana de Torre de Palma

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Viola Campaniça

Évoramonte

Estamos ON | Site culturacovid19

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo de Santiago do Cacém

Castelo de Arraiolos

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Bonecos de São Bento do Cortiço

Castelo de Viana do Alentejo

Villa Romana de S. Cucufate

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

cavalo pintado

Brincas de Évora

Sé de Évora

Jangada de São Torpes

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castelo de Viana do Alentejo

Gruta do escoural

Miróbriga

Castelo da Amieira do Tejo

Destaques
Imprimir documento


Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021 - Convite à participação
29/03/2021
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021 - Convite à participação

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em 2021, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS.

Num ano indelevelmente marcado pela eclosão de uma pandemia à escala global, que abalou todas as estruturas da sociedade e pôs a nu muitas das fragilidades e desigualdades do mundo em que vivemos, é urgente refletirmos sobre o passado e projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo.

Qualquer abordagem ao universo do património cultural exige um exame crítico do passado; revisitar a história é sempre uma reinterpretação - que, frequentemente, privilegia a omissão e a extinção de algumas narrativas favorecendo outras. Temas controversos implicam conversações complexas, evitando versões distorcidas de um passado mais ou menos recente, afastando tentações revisionistas e atendendo aos contextos específicos em que as ações ocorreram.

Ao adoptar o tema PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios convida os participantes a explorar a ideia de reconciliação - mas também de contestação e discussão - e o desejo de construir um futuro mais justo, mais participado e mais variado, destacando o papel fundamental do património enquanto fator de identidade e agregação de grupos e de comunidades, nas relações entre culturas e na responsabilização coletiva para a proteção e salvaguarda dos atributos, dos significados e valores que constituem a nossa herança comum.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2021 constitui, assim, uma oportunidade para sensibilizar comunidades e públicos para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparamos um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património deve, sempre, ser fator de união, de partilha, de cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens, práticas e colecções.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e a divulgação deste tema com a finalidade de impulsionar o diálogo local, regional ou transnacional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade, convidando todas as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração e a realizarem iniciativas inovadoras e boas práticas no âmbito da temática proposta. A programação geral das atividades será brevemente disponibilizada.

Devido às medidas de contenção aplicadas no contexto da pandemia de COVID 19, e à semelhança do que sucedeu em 2020, as iniciativas serão preferencialmente realizadas em contexto virtual. Na eventualidade de algumas das iniciativas poderem vir a ser organizadas presencialmente, apelamos a que seja sempre garantido o cumprimento das regras básicas de higiene e segurança, solicitando a que tenham em conta as seguintes condições: uso de máscara, respeito pela distância de segurança e pelo n.º máximo de visitantes estipulado por cada entidade.

Para aceder a toda a informação e inserir num formulário on-line as iniciativas a desenvolver, até ao próximo dia 16 de abril, foi criada a seguinte página para o efeito http://w3.patrimoniocultural.pt/dims2021/ .

Para aceder à página de carregamento e ao nome de utilizador e palavra passe, poderão contactar pelo email dims@dgpc.pt ou telefones 213614324, ext.1273, ou 213614276, ext.1220 (DCI/DGPC).

A Direção-Geral do Património Cultural procederá à divulgação do Programa Nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2021, na certeza de que, mesmo em contexto de pandemia, é possível e cativar e envolver cada vez mais o público e as comunidades.

Exemplos de atividades a desenvolver, ou a apresentar em suporte virtual, de acordo com o tema proposto:

- Ações de sensibilização, com o objetivo de envolver as comunidades nas atividades ligadas à conservação e à proteção do património;

- Ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas: concertos e apontamentos musicais (música antiga e contemporânea);

- Espetáculos artísticos (música, dança, teatro);

- Exibição de documentários e filmes;

- Exposições;

- Feiras e festivais;

- Jogos tradicionais, jogos de época e jogos de descoberta;

- Lançamento de publicações;

- Maratonas fotográficas;

- Mostras gastronómicas e de produtos regionais;

- Rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddypapers e rally papers;

- Sessões de leitura;

- Visitas guiadas e visitas temáticas dirigidas ao público nacional e estrangeiro;

- Workshops, palestras, conferências debates e seminários.


Acompanhe também o DIMS 2021 no facebook em:
www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Monumentos.e.Sitios/

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Apoio à Atividade Cultural e aos Agentes Culturais do Alentejo 2021Estamos ON | Site culturacovid19



EMAGENDA

<abril de 2021>
domsegterquaquisexsáb
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se