ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo da Amieira do Tejo

Bonecos de São Bento do Cortiço

Castelo de Belver

cavalo pintado

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Viola Campaniça

Castelo da Amieira do Tejo

Jangada de São Torpes

Sé de Évora

Castelo de Evoramonte

Évoramonte

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Arraiolos

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo de Viana do Alentejo

Castro da Cola (Ourique)

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Castelo de Santiago do Cacém

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

 

Brincas de Évora

Gruta do escoural

Sé de Évora

Miróbriga

Castelo de Viana do Alentejo

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Villa Romana de Torre de Palma

Sé de Évora

Estamos ON | Site culturacovid19

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Villa Romana de Torre de Palma

Miróbriga

Templo romano de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Destaques
Imprimir documento


Presidente da República inaugura 'Casa da Cidadania Salgueiro Maia'
30/06/2021
Presidente da República inaugura

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, resultado do projeto da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), será inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no próximo dia 1 de julho, data do aniversário de nascimento de Salgueiro Maia, que completaria 77 anos de idade.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, resultado do projeto da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), será inaugurada no próximo dia 1 de julho, data do aniversário de nascimento de Salgueiro Maia, que completaria 77 anos de idade.

O programa, que terá início no período da manhã, contempla, entre outras iniciativas e cerimónias oficiais, a apresentação do livro "Das Guerras em África à Revolução dos Cravos", de Moisés Cayetano Rosado, com prefácio do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, seguida de sessão de autógrafos; abertura da exposição "A Chaimite na Revolução - Momentos", de Alfredo Cunha e concerto pela Orquestra sem Fronteiras.  

A "Casa da Cidadania Salgueiro Maia" será inaugurada às 16h30, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, além do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre representantes de outras entidades oficiais.

A instalação do espaço museológico no castelo de Castelo de Vide, Monumento Nacional afeto à DRCAlentejo, visa promover a visibilidade de uma personalidade que representa a essência da revolução do 25 de Abril de 1974, um Herói Nacional, através do espólio que doou à Autarquia da terra onde nasceu, cumprindo a vontade que deixou expressa em testamento, relativa à respetiva musealização. Tem igualmente por objetivos divulgar os valores da fraternidade, liberdade e democracia às novas gerações.

O núcleo museológico no qual foram investidos mais de 1,1 milhão de euros, corresponde à primeira e mais importante fase do projeto. A candidatura foi apresentada pela DRCAlentejo aos fundos comunitários, em protocolo com a Câmara de Castelo de Vide que assegurou a contrapartida nacional deste investimento, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O projeto técnico é da responsabilidade da DRCAlentejo, dona da obra, e a Museologia tem a autoria de Fernando António Baptista Pereira historiador e Presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O projeto tem ainda prevista, para uma segunda fase, a instalação de uma loja, de uma sala de exposições, e uma área para bar e esplanada.

Entre as peças que integram o núcleo museológico encontra-se o conhecido megafone com o qual, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o Capitão Salgueiro Maia intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia. O espaço museológico exibe também o uniforme militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, estandartes e insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares que pertenceram a Salgueiro Maia.

Consulte aqui o respetivo programa

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Rede de Museus de Évora - Noites de VerãoEstá aberta a 3ª edição do Prémio Literário Joaquim MestreApoio à Atividade Cultural e aos Agentes Culturais do Alentejo 2021Estamos ON | Site culturacovid19



EMAGENDA

<setembro de 2021>
domsegterquaquisexsáb
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se