
Por motivos de força maior, as visitas guiadas previstas para o próximo sábado, dia 6, em Sines, no âmbito do projeto Alentejo Patrimónios, foram adiadas uma semana, para dia 13 de agosto, mantendo-se o mesmo programa. Ainda se encontram disponíveis algumas vagas. As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas através dos seguintes contactos da DRCAlentejo: info@cultura-alentejo.gov.pt ou 266 769 800/450.
[ + info ]
O 2.º Festival Arte(S)em Palco, promovido por Bolsa D'Originais - Associação Cultural no concelho de Reguengos de Monsaraz, apresenta em agosto os últimos espetáculos desta 2.ª edição. Nos dias 27 e 28 de agosto, às 21h30, sobe ao palco Sons do Deserto - Poesia e Música do Al-Andaluz, um espetáculo de teatro, música e vídeo.
[ + info ]
O PERIFERIAS - Festival Internacional de Cine(ma) de Marvão e Valencia de Alcántara, que leva o cinema ao ar livre a aldeias e lugares históricos da fronteira luso-espanhola, focado no cinema documental e de autor, celebra a sua 10.ª edição. Para assinalar este marco o PERIFERIAS apostou numa nova imagem, e têm sido realizadas sessões especiais em vários municípios. O núcleo principal da programação decorrerá de 12 a 20 de agosto.
[ + info ]
O Festival Andanças, organizado pela Associação PédeXumbo, está de volta e tem nova "casa". De 18 a 21 de agosto, Campinho, uma aldeia ribeirinha do concelho de Reguengos de Monsaraz, irá viver ao som da música, ao ritmo da dança e ao sabor do reencontro das culturas. Serão quatro dias para dançar, numa "viagem" a vários cantos do mundo, com os momentos de partilha e aprendizagem que são imagens de marca do festival.
[ + info ]
A Igreja do Salvador, em Évora, estará encerrada entre os próximos dias 01 e 12 de agosto, por motivo de férias dos funcionários. A partir de dia 12 poderão ser retomadas as visitas à igreja e à exposição patente até dia 23 de setembro de 2022, 'Évora Património - Fotografias de Artur Pastor'.
[ + info ]
As atividades no âmbito do projeto Magallanes_ICC promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, prosseguem em Monchique com novas atividades: dia 22 de julho conferência "Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade" apresentada pelo arqueólogo Filipe Castro e, no dia 27 de julho, oficina criativa de design territorial, orientada pela designer Alexandra Santos.
[ + info ]
Terá lugar, em 2023, um novo processo de seleção para atribuição da distinção da Marca do Património Europeu. O processo de pré-seleção a nível nacional, efetuado pelo GEPAC em articulação com as Direções Regionais de Cultura e com a Direção-Geral do Património Cultural, decorre até 31 de outubro.
[ + info ]
A exposição Luz Lenta, de Daniel Moreira e Rita Castro Neves, inaugura no próximo dia 23 de julho, às 18h00, no Espaço Adães Bermudes, em Alvito. No dia da inauguração, os artistas repõem, das 16h00 às 18h00, a instalação performativa Ermida, na Ermida de Santa Luzia, que para aí realizaram em 2019. A organização é da Inter.meada Associação Cultural, com o apoio de Município de Alvito, CEDRU, RUR e DRCAlentejo.
[ + info ]
A 3.ª edição de Évora Experimental - EV.EX22 decorre em Évora, em diversos locais, durante o mês de julho, com um programa de arte experimental e iniciativas que se prolongam até setembro. EV.EX22 é uma produção de Oficina do Espírito/Associação Invencionarium em coprodução com a Câmara Municipal de Évora, com o financiamento de DGArtes e o apoio da DRCAlentejo, entre outros.
[ + info ]



A Direção Regional de Cultura do Alentejo foi distinguida por Prémios APOM 2022, na categoria Incorporação, com o conjunto de esculturas "Flores - Homenagem a Mapplethorpe", de João Cutileiro, patente no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora.
[ + info ]
Os Agentes do Serviço Musical das Catedrais de Elvas e Portalegre é o tema do livro de Hugo Filipe Teles Porto, editado por Húmus com o apoio da DRCAlentejo, UÉ - CIDEHUS e FCT. Com o presente estudo, o autor pretende dar a conhecer as estruturas musicais de duas catedrais de bispados limítrofes, desde a fundação no século XVI até ao século XIX.
[ + info ]Na sequência da proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo, foi determinada a abertura do procedimento de ampliação da classificação da Igreja da Cartuxa («Scala coeli»), classificada como monumento nacional (MN) e de redenominação para Conjunto Monástico da Cartuxa de Évora.
[ + info ]
A Direção Regional de Cultura do Alentejo, em parceria com a Fundação Nossa Senhora da Esperança, inaugura a exposição 'Aromas que nos Guiam', dia 19 de maio, às 17 horas, na Galeria da Casa de Burgos (R. de Burgos, 5), em Évora, contando com a presença da Senhora Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
[ + info ]
A DRCAlentejo assinala centenário do nascimento de Artur Pastor (1922-1999), um dos mais notáveis fotógrafos do século XX, com a exposição "Évora Património - Fotografias de Artur Pastor" a inaugurar dia 4 de maio, às 17h00, na Igreja do Salvador, em Évora.
[ + info ]
João Céu e Silva vence a 3.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, com o romance "Guadiana". Uma história que é natural ao Alentejo, explorando uma visão singular do território, desprendida do fatalismo romântico da região, com a água e o rio no foco da narrativa. O Prémio Literário Joaquim Mestre é instituído pela ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio da Câmara Municipal de Beja.
[ + info ]
A 18.ª edição do Festival Terras sem Sombra arranca no próximo fim de semana, 2 e 3 de abril, em Ferreira do Alentejo e decorrerá, no território do Alentejo, até 23 de outubro. A programação abrange concertos de música erudita, master classes, conferências, visitas ao património cultural e ações de salvaguarda da biodiversidade, todos de acesso gratuito.
[ + info ]
No âmbito da série ANTROPOCÉNICA, Jorge Bodanzky, um dos expoentes do cinema brasileiro, conta-nos a sua longa trajetória como fotógrafo, cineasta e documentarista, especialmente na Amazónia, em entrevista dada a Silvio Luiz Cordeiro, gravada na Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo, em 02 de março de 2022. Ouça a entrevista em podcast - Episódio 2 - Iracema, Transamazónica, Mercúrio.
[ + info ]
O Manual de Políticas sobre Inteligência Artificial e Liberdade de Expressão (SAIFE), da Representante OSCE para a Liberdade dos Media (RFoM), já foi lançado. O documento resulta de 2 anos de investigação e workshops de especialistas e, através de recomendações centradas nos direitos humanos e salvaguarda da liberdade de expressão no uso de inteligência artificial, visa providenciar orientação aos Estados participantes OSCE sobre como desenvolver e implementar respetivos salvo-condutos na moderação e curadoria de conteúdos via IA.
[ + info ]
Registe-se em estatutocultura.pt e garanta proteção social e um regime contributivo especial.
Como pode o Estatuto ajudá-lo? Se é um profissional das artes do espetáculo, do audiovisual ou das artes visuais e criação literária encontrando-se sem atividade profissional há um mês ou mais, poderá recorrer ao Estatuto.

Entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022 o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura. Este diploma aplica-se aos profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais e da criação literária, que exerçam uma atividade autoral, artística, técnico-artística ou de mediação cultural.
[ + info ]
A Igreja de S. Francisco, em Évora, preparou para este Natal duas grandes atrações: a apresentação do "Presépio Évora", que encomendou ao arquiteto António Bouça, exposto na nave da igreja, e a exposição temporária "Presépios de Lisboa e Vale do Tejo", com peças da Coleção Canha da Silva, para ver na galeria norte.
[ + info ]
A CDCE - Companhia de Dança Contemporânea de Évora, no âmbito do Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central - Transforma, promovido pela CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, vai desenvolver entre o final de 2021 e início de 2023, o projeto DANÇA INCLUSÃO.
[ + info ]
Dentes de Leão, um projeto no âmbito das artes participativas que investe na população jovem de Sardoal e Évora para a capacitação e sustentabilidade destes territórios, tem uma forte componente de desenvolvimento de públicos e proporciona formação avançada para artistas e mediadores culturais, apostando ainda na investigação, monitorização e avaliação. Decorre até maio de 2023.
[ + info ]