ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Sé de Évora

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Sé de Évora

Castelo de Arraiolos

Sé de Évora

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Gruta do escoural

Miróbriga

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Castelo de Viana do Alentejo

cavalo pintado

Villa Romana de Torre de Palma

 

Castelo da Amieira do Tejo

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Castelo de Santiago do Cacém

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Évoramonte

Miróbriga

Bonecos de São Bento do Cortiço

Castelo da Amieira do Tejo

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Evoramonte

Castro da Cola (Ourique)

cultura_estatuto_profissionais22

Villa Romana de Torre de Palma

Viola Campaniça

Templo romano de Évora

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo de Belver

Jangada de São Torpes

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Viana do Alentejo

Brincas de Évora

Destaques
Imprimir documento


Festival HERITALES finalista nos "Heritage in Motion Awards" na Cimeira Europeia
20/09/2021
Festival HERITALES finalista nos "Heritage in Motion Awards" na Cimeira Europeia

Imagem: Ana Cristina Pais (DRCAlentejo) faz um roteiro por Évora aos 40 realizadores internacionais convidados de Heritales, com: Alexandre Pille (Le Jardin d´Ewald), Esther Regina e Alain Pretel (Ispansi).

Foto: María Zozaya.

O festival português HERITALES é finalista nos "Heritage in Motion Awards" na Cimeira Europeia do Património. O objetivo é premiar as iniciativas que promovem a difusão do património em conteúdos multimédia, faceta que o projeto Heritales promove através do cinema, videojogos, instalações, exposições e apresentações mistas, mostrando patrimónios do mundo inteiro, com autores provenientes dos cinco continentes. Alentejo e Lisboa são os principais espaços onde Heritales faz apresentações regulares.

O festival português HERITALES é finalista nos Heritage in Motion Awards na Cimeira Europeia do Património, representando Portugal, depois de ter sido selecionado pela Europa Nostra e nomeado entre os 15 finalistas.

O objetivo é premiar as iniciativas que promovem a difusão do património em conteúdos multimédia, faceta que o projeto Heritales promove através do cinema, videojogos, instalações, exposições e apresentações mistas, mostrando patrimónios do mundo inteiro, com autores provenientes dos cinco continentes.

O Alentejo e a Grande Lisboa são os principais espaços onde Heritales faz apresentações regulares. Foram os seus palcos a Sociedade Harmonia Eborense, diversos edifícios históricos da Câmara Municipal de Évora, o Mosteiro de São Bento de Cástris, a Biblioteca Municipal de Montemor o Novo, outros festivais como o Andanças em Castelo de Vide, e o Earth Fest em Monsanto, as cerimónias de entregas de prémios no Creative Hub da Mouraria ou o Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa.

Este festival foi apoiado entre 2016 e 2021 por diversas instituições de cultura e património de Portugal tais como a Direção - Geral do Parimónio Cultural, a Direção regional de Cultura do Alentejo, as cátedras UNESCO da Universidade Lusófona ou Património Imaterial de Évora, a Câmara Municipal de Évora, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e, mais recentemente, o Plano Nacional das Artes.


A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar na European Heritage Summit (21-23 setembro), no histórico Palácio Ducal da Praça de São Marcos da cidade Património da Humanidade de Veneza, que ameaçada pelas mudanças climáticas faz uma chamada à Europa sobre a importância de cuidar da nossa herança natural e cultural comum, neste caso apoiados pelas tecnologias multimédia.

Mais informação: https://heritales.hypotheses.org/258
Sobre o festival: https://heritales.org

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<julho de 2024>
domsegterquaquisexsáb
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se