ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo de Evoramonte

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Castelo de Belver

Sé de Évora

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Villa Romana de S. Cucufate

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Évoramonte

cavalo pintado

cultura_estatuto_profissionais22

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Castelo de Santiago do Cacém

Templo romano de Évora

Brincas de Évora

Castelo da Amieira do Tejo

Miróbriga

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo de Viana do Alentejo

Sé de Évora

Gruta do escoural

Castelo de Arraiolos

Miróbriga

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

 

Viola Campaniça

Castelo de Viana do Alentejo

Jangada de São Torpes

Villa Romana de Torre de Palma

Castro da Cola (Ourique)

Bonecos de São Bento do Cortiço

Villa Romana de S. Cucufate

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Sé de Évora

Destaques
Imprimir documento


DRCAlentejo assinala centenário de Artur Pastor com exposição
21/04/2022
DRCAlentejo assinala centenário de Artur Pastor com exposição

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) assinala o centenário do nascimento de Artur Pastor, um dos mais notáveis fotógrafos do século XX, com a exposição Évora Património - Fotografias de Artur Pastor a inaugurar dia 4 de maio, às 17h00, na Igreja do Salvador, em Évora.

Artur Pastor foi, sem dúvida, um dos mais notáveis fotógrafos do século XX. Muito eclético, fotografou um Portugal, em parte desaparecido, com as suas gentes e os seus costumes, sendo a sua obra o grande repositório de fotografias do Portugal Rural das décadas compreendidas entre 1940 1990.

Em Évora, cidade onde fez a sua formação académica, descobriu o gosto pela fotografia que o fascinaria até ao fim da sua vida.

A exposição que agora se apresenta surge na sequência de doação à DRCAlentejo, por parte da família de Artur Pastor, de um conjunto de 92 fotografias, a cores, realizadas por este artista fotógrafo na década de 80, do século XX, sobre a sua cidade de criação.

Estas fotografias foram preparadas, pelo seu autor, para uma exposição que acabou por não acontecer, apesar de várias diligências realizadas por Artur Pastor ao longo do ano de 1987. Só agora, no âmbito das comemorações do seu centenário, será apresentada uma seleção das mesmas, realizada com base nas consideradas mais representativas e que mostram claramente a visão que este fotógrafo tinha da cidade de Évora, uma cidade patrimonial.

Artur Pastor retratou o património eborense com um rigor de arquivista sendo o seu monumento de eleição a catedral, muito mais fotografada que todos os outros monumentos.

Associada às fotografias, foi também disponibilizada à DRCAlentejo uma listagem manuscrita relativa às respetivas legendas, utilizada frequentemente para as tabelas realizadas.

Com esta exposição, que conta com o apoio da Arquidiocese de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo pretende associar-se às comemorações do centenário deste grande fotógrafo alentejano.

A mostra estará patente ao público até dia 23 de setembro de 2022,  de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora e o Alentejo serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<janeiro de 2025>
domsegterquaquisexsáb
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se