ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Évoramonte

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Bonecos de São Bento do Cortiço

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Belver

Castelo de Viana do Alentejo

Jangada de São Torpes

cultura_estatuto_profissionais22

cavalo pintado

Sé de Évora

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo da Amieira do Tejo

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Santiago do Cacém

Miróbriga

Castelo de Evoramonte

Villa Romana de Torre de Palma

 

Castelo de Viana do Alentejo

Villa Romana de Torre de Palma

Viola Campaniça

Gruta do escoural

Sé de Évora

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Sé de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Villa Romana de S. Cucufate

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo de Arraiolos

Castelo da Amieira do Tejo

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Brincas de Évora

Templo romano de Évora

Miróbriga

Castro da Cola (Ourique)

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Destaques
Imprimir documento


ABELTERIVM, de Lívia Borges - Lançamento a 15 de maio
26/04/2022
ABELTERIVM, de Lívia Borges - Lançamento a 15 de maio

ABELTERIVM é o nome do novo livro de Lívia Borges, um romance histórico ficcionado, editado por  Trebaruna - o uivo das palavras, que será lançado dia 15 de maio.

Numa entrevista recente a autora referiu que "Abelterium nasceu de uma ideia que me foi proposta pelo arqueólogo responsável pelas mais recentes descobertas arqueológicas em Alter do Chão, distrito de Portalegre. Havia um mosaico esplêndido, uma estela funerária, uma telha de barro, um acontecimento no domínio da lenda e o resto ficou a meu cargo. A partir das inscrições frias de nomes de pessoas antigas, de mitos desenhados em tesselas coloridas e da possibilidade de o imperador romano Adriano (76 - 138 d.C.) ter estado na região durante as suas famosas viagens criei um elenco de personagens e um enredo que pudessem contar esse passado numa história original que, em simultâneo, se alicerçava na História conhecida."

Sinopse:
No século IV da nossa era, uma rapariga recorda as velhas lendas de Abelterium, situada na província da Lusitânia, misturando com uma imaginação poética e despojada as histórias que lhe foram contadas por uma amiga da família e a sua própria memória da construção da sala de refeições da casa, decorada com um magnífico mosaico, que ela procura ligar ao passado da cidade e ao seu próprio passado.
Contam essas lendas que, duzentos anos antes, o imperador Adriano fez uma paragem imprevista em Abelterium, para investigar a morte misteriosa de um político que fora barbaramente assassinado. Nesses tempos de silêncio e de tumulto, desenterram-se rivalidades antigas, escondem-se paixões proibidas, convocam-se deuses esquecidos e prepara-se, em segredo, uma revolta, num ambiente de tensão crescente.

Alternando entre esses dois momentos temporais, presente e passado fundem-se elegantemente, num permanente jogo de luz e de sombras, ao mesmo tempo que se desenrola a história dos habitantes da Abelterium de antanho em que o amor, a ambição, o poder e o sagrado determinam o destino de todos.

Sobre a autora

Lívia Borges tem a paixão da escrita. Começou pelo romance histórico, tendo dois títulos já publicados nessa área, "Julia Felix" (2011) e "Vera e Fábio" (2014). Conta com vários contos publicados em antologias, destacando-se "O Espírito do Vento", uma história de fantasia rural que acontece na Ilha do Porto Santo, Madeira, que integra "O Resto É Paisagem", publicado pela Editorial Divergência. Em 2021, publicou o seu primeiro livro de ficção científica, "Futuro" (Editorial Divergência) e ainda um romance muito pessoal, sob pseudónimo, intitulado "Sonho de Verão". Surge como autora de obras de fanfiction em plataformas de autopublicação, igualmente sob pseudónimo, que são muito apreciadas pelo público juvenil do Brasil. Os seus contos e pequenas histórias, com temas que variam da ficção científica ao gótico, foram premiados em diversos concursos.


Mais informação

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

DRCAlentejo assinala centenário do nascimento de Artur Pastor com exposição Estatuto dos Profissionais da Área da CulturaANTROPOCÉNICA - Propostas para apresentação de comunicações"Covid@Alentejo, olhares" - Exposição itinerante



EMAGENDA

<maio de 2022>
domsegterquaquisexsáb
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se