ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo de Santiago do Cacém

Castelo da Amieira do Tejo

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Évoramonte

Castelo de Evoramonte

Castelo de Belver

Sé de Évora

 

Viola Campaniça

Castelo de Arraiolos

Villa Romana de Torre de Palma

Villa Romana de Torre de Palma

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Miróbriga

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo de Viana do Alentejo

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Templo romano de Évora

Sé de Évora

Jangada de São Torpes

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Gruta do escoural

cavalo pintado

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Miróbriga

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Sé de Évora

Bonecos de São Bento do Cortiço

Villa Romana de S. Cucufate

Brincas de Évora

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

cultura_estatuto_profissionais22

Castro da Cola (Ourique)

Destaques
Imprimir documento


Encontro Pitch - Bienal Cultura e Educação 2023 - Évora 23 de junho
31/05/2022
Encontro Pitch - Bienal Cultura e Educação 2023 - Évora 23 de junho


O Plano Nacional das Artes, no âmbito do seu Manifesto/Estratégia, está a preparar a Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro onde a criação e a programação para crianças e jovens, a arte e a educação, constituem o motivo para o encontro e a partilha junto das comunidades de jovens, criadores, educadores, mediadores, professores e fruidores.

Este evento, de cariz nacional, pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno das áreas artísticas e criativas da dança, teatro, música, cinema, circo, literatura, património e arquitetura.

Na primeira edição da Bienal, que decorrerá entre 1 de março e 30 de junho de 2023 são destacados como princípios e propostas:

1.    reativar projetos que se destacaram nos últimos anos/décadas a par da oferta atual da criação portuguesa dirigida aos públicos mais jovens e às famílias, para resgatar do passado o que permanece vivo e nos continua a provocar o pensamento e a ação;

2.    apresentar uma oferta de programação plural e transdisciplinar, a um vasto público, nacional e internacional;

3.    refletir sobre o significado e a relevância da programação artística destinada especificamente a crianças e jovens, valorizando e defendendo os agentes deste setor;

4.    fomentar a participação dos cidadãos enquanto agentes culturais ativos e criativos, provocando o surgimento de projetos a partir dos territórios, de forma colaborativa, endémica e sistémica;


5.    aplicar o modelo de democracia cultural (cf. descrito na Carta do Porto Santo), enquanto forma e conteúdo da Bienal
 
Entende-se que os parceiros são elementos ativos na cocriação deste projeto esperando-se, com o seu contributo, poder elaborar um retrato diversificado e justo do que melhor se fez e faz no país.

Reconhecendo - se que a antecedência é imperativa para a preparação do calendário das temporadas culturais, procura-se aferir a possibilidade de colaboração da V/ instituição no evento.

Disponibilizam-se os registos do 1º e 2º Encontros de apresentação de projetos à Bienal, através do canal YouTube:

1.º Encontro

2.º encontro
17 de março - Mosteiro de São Bento da Vitória, 4 de maio - Museu Monográfico de Conimbriga

Nos próximos encontros (23 de junho, setembro e outubro) à semelhança dos anteriores (17 de março, 4 de maio)  procurar-se-á  facilitar a circulação de projetos, promover coproduções, criar uma rede de parceiros que participarão na Bienal.

Um terceiro encontro de apresentação de projetos em formato pitch, terá lugar no dia 23 de junho, no Palácio D. Manuel, em Évora, entre as 10h00 e as 16h00.

Para assistir, pode fazê-lo de forma presencial ou online. Para o efeito, deve fazer a sua inscrição aqui .


Para participar
com a apresentação de um projeto ou vários, no dia 23 de junho, deve ser enviada, para o e-mail anaalmerum@pna.gov.pt, ficha pitch (5 min) até ao dia 15 de junho. Deve ser referido o nome da(s) pessoa(s) que fará apresentação do(s) projeto(s) e, caso pretenda, ilustrar o momento expositivo com fotos ou outro material. Para esclarecimentos adicionais contactar o PNA, através do mesmo e-mail.

Posteriormente, será disponibilizado o alinhamento do Encontro, logo após a receção de todas as fichas pitch que vão integrar o programa.

O Plano Nacional das Artes espera contar com a v/. parceria nesta iniciativa nacional, inédita e que acreditamos mobilizadora e (in)disciplinar.

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Aromas que nos guiam DRCAlentejo assinala centenário do nascimento de Artur Pastor com exposição Estatuto dos Profissionais da Área da CulturaANTROPOCÉNICA - Propostas para apresentação de comunicações



EMAGENDA

<agosto de 2022>
domsegterquaquisexsáb
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se