ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Sé de Évora

Brincas de Évora

Castelo da Amieira do Tejo

Castro da Cola (Ourique)

Évoramonte

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Castelo de Belver

Villa Romana de S. Cucufate

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Jangada de São Torpes

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

 

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Miróbriga

cultura_estatuto_profissionais22

Miróbriga

Castelo de Arraiolos

Castelo de Viana do Alentejo

Bonecos de São Bento do Cortiço

Gruta do escoural

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo de Viana do Alentejo

Villa Romana de S. Cucufate

Profs_cultura_estatuto1_banner22

cavalo pintado

Viola Campaniça

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo de Evoramonte

Sé de Évora

Templo romano de Évora

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Sé de Évora

Castelo de Santiago do Cacém

Destaques
Imprimir documento


3ª edição do Évora Experimental - EV.EX 2022
04/07/2022
3ª edição do Évora Experimental - EV.EX 2022

A 3.ª edição de Évora Experimental - EV.EX22 decorre em Évora, em diversos locais,  durante o mês de julho, com um programa de arte experimental e iniciativas  que se prolongam até setembro. EV.EX22 é uma produção de Oficina do Espírito/Associação Invencionarium em coprodução com a Câmara Municipal de Évora, com o financiamento de Direção - Geral das Artes e o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), entre outros.

O tema desta 3ª edição do Évora Experimental 2022 é a Compaixão e o programa integra as seguintes iniciativas:

1. A Global Multimedia Poetry Stands - GMPS22  - de 2 de jul. a 4 de set. -  aplica as técnicas e tradição da mail-arte, na versão e-mail arte e executa a instalação numa torre de 2x2x4m, de trabalhos de escrita assémica em formato 40x40cm com 2 écrans interativos montados no mesmo dispositivo, com capacidade para 150 obras de 50 de artistas dos 5 cinco continentes da Terra resultado de um call internacional.

2. As Escritas Poligráficas 2022-07-09 2022-08-28 é uma exposição das escritas experimentais de origem caligráfica com a participação de 15 artistas do sul da Europa, árabes, asiático/as e americano/as, com diferentes linguagens gráficas nas sua expressão poética. As convenções da escrita são desafiadas graficamente, pelo ultraismo compósito que reencarna o passado no presente, numa metamorfose que não respeita a gramática nem a prosódia de antanho, prefere a representação dos objetos e as subjetividades do autor atualista.

A realidade portuguesa não deixa de exigir um esforço de apoio e divulgação das criações sobre o experimentalismo do século XXI. Nesse sentido será feita a roda de conversa, Sociografia das Poéticas Experimentais em Portugal. Iremos viajar pelo interior do processo de criação . técnicas, suportes e processos - dos autores das escritas experimentais, assim como, equacionar os seus contributos para a criação artística, os valores e mensagens, a perceção que a sociedade em geral tem dessas atividades.

3. As Escritas do Corpo 2022-07-23 apresentam a performance Bilhetes Postais, uma intervenção pós-minimalista com a duração de 45 minutos envolvendo poesia verbo-sono-visual, música, vídeo e criação de poemas visuais em tempo real a partir de uma mesa de luz projetados em tela. Trata-se de uma criação multimédia que produz diálogos com o público e improvisações , que revelam uma escrita de corpos e sons, com referenciais cosmo visionários e saudades imaginadas e elementos do quotidiano.

4. A Caixa de Video 2022-07-23 é dedicada à video-poesia. Faremos a apresentação de vídeo-poemas produzidos entre 2020 e 2021 durante duas horas, salientando as suas interligações semióticas com a literatura comparada e as novas tecnologias.

5.A Ebográfica 16 .17,18 Julho realiza um curso de escrita criativa incluindo exercícios de poesia-acção, apresenta os objectos produzidos por 10 editores portugueses independentes e fará reunir em roda de leitura poetas portugueses.

6. A Tecnologias Digitais e Interativas 2022-07-18 2022-07-23 é uma oficina de experimentação com escrita digital baseada em sensores em plantas, LDR e interfaces que desenvolvem perceções de sensibilidade ecológica e de sustentabilidade entre tecnologia e natureza.


Consulte AQUI o cartaz/programa geral

Mais informação

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Aromas que nos guiam DRCAlentejo assinala centenário do nascimento de Artur Pastor com exposição Estatuto dos Profissionais da Área da CulturaANTROPOCÉNICA - Propostas para apresentação de comunicações



EMAGENDA

<agosto de 2022>
domsegterquaquisexsáb
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se