ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Bonecos de São Bento do Cortiço

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Evoramonte

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo de Arraiolos

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castro da Cola (Ourique)

Castelo da Amieira do Tejo

Brincas de Évora

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castelo de Belver

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Villa Romana de Torre de Palma

Jangada de São Torpes

Sé de Évora

Miróbriga

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Villa Romana de Torre de Palma

Sé de Évora

 

Villa Romana de S. Cucufate

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

cultura_estatuto_profissionais22

Viola Campaniça

cavalo pintado

Miróbriga

Sé de Évora

Castelo de Santiago do Cacém

Gruta do escoural

Évoramonte

Castelo de Viana do Alentejo

Templo romano de Évora

Castelo de Viana do Alentejo

Destaques
Imprimir documento


LIGA-TE - Literatura e Ilustração de Gavião - De 17 a 20 de março
03-03-2023
LIGA-TE - Literatura e Ilustração de Gavião - De 17 a 20 de março

O município de Gavião e o Alto Alentejo preparam-se para receber o LIGA-TE - Literatura e Ilustração de Gavião, de 17 a 20 de março. Um evento que celebra os afetos e as pessoas na forma de festa do livro, leitura e ilustração, com atividades inclusivas e para diferentes idades.


O programa do LIGA-TE conta com escritores, ilustradores, contadores e artistas de renome, tais como Afonso Cruz, Paulo Galindro, Pedro Seromenho, Natalina Cóias, Carlo Giovani, Andreia Duarte, Bárbara R., Zita Pinto, Kiara Terra e Estefânia Surreira, entre outros.

Ao longo de quatro dias repletos de atividades, os participantes são convidados a assistir a espetáculos literários, teatrais e musicais. O LIGA-TE quer levar a "palavra" às escolas e aos leitores de diferentes idades, afirmando-se como um festival inclusivo e intergeracional que convida o público, reconhece o território e envolve as instituições locais.

Para além do enfoque pedagógico do evento, direcionado para escolas, professores e famílias, destaca-se a importância da valorização do património natural e cultural do concelho, através da conexão entre artistas e residentes.

O programa encontra-se dividido em quatro vertentes:

LIGA-TE à PALAVRA, com vários escritores e contadores de histórias tais como Afonso Cruz, Pedro Seromenho, Kiara Terra, Estefânia Surreira, Andreia Duarte, entre outros.

LIGA-TE à FAMÍLIA, com a peça "O meu avô consegue voar", pela companhia de Marionetas Mandrágora, assim como um "Ateliê de Conto e Ilustração" para famílias e a apresentação dos livros "O avental da minha avó", "As gravatas do meu pai" e "Os livros que devoraram o meu pai", em formato de tertúlia, no âmbito das comemorações do dia do pai a 19 de março.

LIGA-TE à TERRA, através de uma oficina de ilustração e performance com vinho pelo Paulo Galindro, além de uma instalação artística com os artistas Carlo Giovani, Zita Pinto, Pedro Seromenho, Bárbara R. e os alunos do concelho, para a criação de um mural com cubos de sabão-pedra. A ilustradora Bárbara R. fará a exposição de tapeçaria "Uma montanha atrás de outra e outra..." e duas oficinas de ilustração, inspirando-se nas mantas e tapeçarias de Belver.

LIGA-TE ao OUTRO, numa série de atividades inclusivas e intergeracionais com horas de conto adaptadas, oficinas com os alunos da Universidade Sénior e utentes de IPSS de Gavião.

Até ao próximo dia 31 de março será possível visitar as duas exposições que ficarão em destaque na Biblioteca Municipal de Gavião e no Museu do Sabão: "Atrás de uma montanha, há outra e outra..." de Bárbara R. e "Um castelo de sabão e livros", uma exposição-instalação do Coletivo Mina com os alunos do primeiro ciclo do concelho de Gavião.

O LIGA-TE é um festival de afetos, onde o livro, a leitura e a ilustração são motivos de união, emoção, aprendizagem, memória e festa para todos!

O evento é organizado pelo Município de Gavião, tem a produção da empresa Leituras Encantadas e a curadoria de Pedro Seromenho.

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

DRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPrémio Literário Joaquim Mestre - 4.ª edição: candidaturasPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<fevereiro de 2024>
domsegterquaquisexsáb
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se