ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Villa Romana de Torre de Palma

cavalo pintado

Miróbriga

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo de Viana do Alentejo

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Viana do Alentejo

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Bonecos de São Bento do Cortiço

Jangada de São Torpes

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

cultura_estatuto_profissionais22

Castelo da Amieira do Tejo

 

Viola Campaniça

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Evoramonte

Brincas de Évora

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo de Belver

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Sé de Évora

Miróbriga

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Arraiolos

Évoramonte

Sé de Évora

Castro da Cola (Ourique)

Castelo de Santiago do Cacém

Gruta do escoural

Sé de Évora

Templo romano de Évora

Destaques
Imprimir documento


1.º Festival Internacional de Órgão de Évora: 2023 - 2024
13-10-2023
1.º Festival Internacional de Órgão de Évora: 2023 - 2024

A igreja de S.Francisco, em parceria com a igreja do Espírito Santo e o Cabido da Sé de Évora, organizam o 1.º Festival Internacional de Órgão de Évora que decorre entre 15 de outubro de 2023 e 14 de julho de 2024, apresentando 11 concertos, interpretados por artistas estrangeiros e nacionais.

O 1.º Festival Internacional de Órgão de Évora surge na sequência do avultado investimento feito na recuperação dos órgãos históricos pela igreja de S. Francisco, Sé de Évora e igreja do Espírito Santo.

O festival pretende ser um grande evento, em que todos os órgãos serão tocados por organistas de carreira sólida e de referência internacional e nacional, bem como divulgar o trabalho de jovens organistas.

Os concertos, no total de onze, serão a solo ou com os mais diversos conjuntos vocais e instrumentais.

A iniciativa pretende ainda dar a conhecer o trabalho de músicos profissionais ou amadores que exercem a sua atividade localmente ou que são naturais de Évora e estabelecer uma relação com o património cultural material e imaterial de Évora.

Os concertos vão decorrer ao longo de aproximadamente um ano com início a 15 de outubro de 2023 e término a 14 de julho de 2024.

Construídos entre os séculos XVI e XIX, e com uma história que abrange 322 anos, os órgãos da cidade de Évora têm reconhecimento nacional e internacional.
A nível nacional, Évora assume extraordinária importância ao possuir o mais antigo conjunto de dois órgãos da Europa que datam de 1562 e que se encontram na Sé, um deles recuperado.
Existem também órgãos da escola Hamburguesa de Arp Schnitger que datam de final do século XVII e primeira metade do século XVIII, da autoria de Hulenkampf.
Tem ainda um dos mais importantes conjuntos de órgãos do genovês Pascoal Caetano Oldovino,construídos para as mais importantes igrejas da cidade e reunidos na igreja de S. Francisco.
Um órgão de Aristide Cavaillé-Coll, de 1884, encontra-se na Igreja do Espírito Santo. Todos os organeiros eram de origem estrangeira.

Pelas características apontadas, as instituições responsáveis pelos instrumentos, têm feito um investimento necessário e significativo para conservar e recuperar os órgãos.
Desta forma, a igreja de S. Francisco entre 2018 e 2022 recuperou os quatro instrumentos da sua responsabilidade, criando um espaço onde pela primeira vez no Alentejo se podem escutar quatro órgãos do mesmo organeiro, em conjunto.
A Sé de Évora terá novamente a oportunidade de recuperar a possibilidade de haver música a dois órgãos como acontecia no renascimento.
Mais recentemente a igreja do Espírito Santo em colaboração com a igreja de S. Francisco, restaurou o seu instrumento romântico de Cavaillé-Coll.
Todos os restauros foram feitos por organeiros de reconhecida competência, a nível internacional, especialistas nas especificidades da época de cada um dos instrumentos.


Consulte AQUI a programação do Festival

Atualizações permanentes no Facebook da Igreja de S. Francisco

 

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<maio de 2024>
domsegterquaquisexsáb
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se