A exposição Floris Jespers - da Flandres para Alvito via África, organizada por Inter.meada e Marc Jespers, inaugura dia 11 de maio, pelas 11h30, no Espaço Adães Bermudes, em Alvito.
A iniciativa conta com o apoio do Município de Alvito, da ex - Direção Regional de Cultura do Alentejo - integrada na CCDR Alentejo, I.P. como Unidade de Cultura - e da Embaixada da Bélgica em Portugal.
Floris Jespers - (18 de março de 1889 - 16 de abril de 1965) foi um pintor, gravador e escultor vanguardista belga. Proveniente de uma família de escultores, formou-se na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia. Associou-se ao poeta Paul Van Ostaijen e juntou-se ao movimento de vanguarda de Antuérpia na década de 1920.
Jespers contribuiu para as publicações Ça Ira, Le Centaure e Sélection, e tornou-se amigo de Jean Metzinger e Albert Gleizes quando publicaram Du Cubisme.
Em 1921, realizou a sua primeira exposição no exterior (na exposição do grupo artístico holandês De Branding, com Kurt Schwitters e Fokko Mees). Em 1925 tornou-se membro da Arte Contemporânea (Kunst van Heden).
Viajou para o Congo Belga pela primeira vez em 1951, tendo traduzido as suas impressões sobre as mulheres africanas em frescos coloridos. As pinturas africanas de Jespers apresentam uma visão mais ampla da África. Dos olhares misteriosos e dos rostos dos Nadadores pintados em Ostende, em 1927, e das mulheres congolesas dos anos cinquenta emerge a mesma visão idealizada da intocável e enigmática mulher africana.
Floris Jespers também era conhecido por usar a técnica Verre Églomisé, caracterizada pela aplicação de folha de metal (geralmente folha de ouro) na parte traseira de um painel de vidro, seguida pela pintura de um desenho na parte superior da folha de metal. Jespers aplicou essa técnica com maestria nas suas criações.
A exposição poderá ser visitada no
Espaço Adães Bermudes
Largo Dr. João Fernandes da Silveira
Alvito
De segunda a sexta-feira contactar:
Posto de Turismo de Alvito (T. 289 480 808)
Sábado e domingo: 10h30 às 12h30 e 15h00 às 17h30
Contactar: T. 966 124 984 (só sábado e domingo)