'Cinco Séculos de História Partilhada:Portugueses, Ciganos e Alentejanos' é o temada conferência que será proferida por Francisco Mangas (historiador), dia 23 de novembro, às 17h00, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, com entrada livre.
A iniciativa integra o Ciclo de Conferências Terra e Paisagens no Sul, organizado pelo Município de Beja, EDIA - Empresa de desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. e CCDR Alentejo, I.P. - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P., com o apoio da Associação para Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Universidade Sénior de Beja.
Será efetuada transmissão em direto pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Beja em:
https://www.youtube.com/@CMBeja/streams
RESUMO DA CONFERÊNCIA
As comunidades de portugueses de origem cigana estão presentes em Portugal há mais de 500 anos. Esta apresentação irá explorar alguns dos momentos mais significativos dessa história partilhada, com um enfoque especial no período moderno (séculos XVI-XVIII), tomando como base um recente projeto de doutoramento que investigou esta minoria étnica neste contexto cronológico.
Tal como nesse projeto, o objetivo da comunicação não está limitado às tensões entre a minoria cigana e a sociedade maioritária (embora essa dimensão seja abordada), mas sim destacar os contactos e contribuições dos ciganos para a sociedade portuguesa da época. Em consonância com os objetivos das Conferências Terra e Paisagens no Sul, serão analisados documentos recolhidos nos arquivos distritais de Évora e Beja, sublinhando o papel das comunidades ciganas no Alentejo e a sua integração nas paisagens sociais e culturais da região.
NOTA BIOGRÁFICA
Francisco Mangas licenciou-se em História pela FLUP em 2014 e terminou, em 2016, o mestrado na FCSH-UNL. Trabalhou como bolseiro do CIDEHUS - Universidade de Évora, onde adquiriu competências que o aproximaram da História Social.
Terminou em junho de 2024 o seu projeto de doutoramento sobre a presença cigana em Portugal durante a Época Moderna, na U. Porto e no CITCEM, que tenta afastar-se de abordagens exclusivamente «criminalistas» ou centradas em fontes legislativas (não as ignorando), promovendo, ao invés, um alargamento do corpus documental que permita apreender outros aspetos das vivências históricas desta minoria étnica.
Vídeos das Conferências anteriores:
Youtube / EDIA / Playlists / Ciclo de Conferências Terra e Paisagens no Sul
Youtube / Município de Beja / Playlists / Ciclo de Conferências Terra e Paisagens no Sul